O TEMPO SE ABREVIA…
maio 31, 2019

Os Três Sonhos do Edson…

No Sábado retrasado (18 de maio de 2019), depois de um culto e programação inspiradora na IASD do Bairro Sagrada Família (uma das três igrejas em Monte Alegre), enquanto esperava a esposa ajeitar a comida, resolvi dar uma zapeada por uma rede social. Foi, então, que me deparei com uma postagem que acabou com toda a alegria e inspiração do dia: Na página de um dos meus queridos amigos e irmãos da família Justo apareceu a palavra “LUTO”…

De imediato, liguei para o querido amigo/irmão Ailton Justo, confirmando a triste notícia e procurando confortá-lo e a todos os demais amados familiares do amado Edson Fontes Justo. Em seguida, escrevi a seguinte mensagem para o amigo Pastor Wellington:

“Meu nobre amigo, até agora não estou acreditando que isso aconteceu com o Edson… Amigão, acabei de falar com o irmão Ailton Justo e ele pediu muito que eu fosse ao funeral […]” Após confirmar que o Pastor Wellington já se encontrava em Coromandel, eu desmarquei os compromissos aqui em Monte Alegre e comecei a longa viagem para a cidade de Coromandel – pegando o primeiro ônibus até Uberlândia. De lá, ainda teria que pegar outro ônibus até a cidade mineira conhecida nacionalmente pelos belos e preciosíssimos diamantes.

 

Família Missionária & Desbravadora    

No próximo mês, junho, vai completar 16 anos que a querida “família Justo” chegou em terras mineiras e se instalou em Coromandel. A vinda destes queridos irmãos fazia parte do “pacote” de projetos nossos que culminou com a evangelização de quase 10 cidades do distrito de Patos de Minas – Todas sem um templo e a maioria sem presença adventista –, o batismo de 139 almas num único ano e, devido ao grande crescimento regional, a abertura de um novo distrito com sede na cidade de Patrocínio.

Enquanto viajava pelas esburacadas e desconfortáveis estradas – alguns trechos delas sem asfalto – um turbilhão de pensamentos me invadiu a mente: sem pedir licença. Lembrei das inúmeras ligações, conversas e acertos (Alguns desacertos também: Como a promessa do, então, prefeito de Guarapari de que bancaria a longa viagem de mudança da família Justo: 1.034 km e, na hora, furou) que culminaram com a vinda da família Justo para Coromandel. Lembrei da cara espantada de centenas de pessoas, que diziam: “Vocês saíram daquele paraíso, para acabar aqui neste buraco de cidade”!?!?!?

Lembrei das lasanhas deliciosas da querida irmã Edinha (Patos de Minas), servidas naquele primeiro almoço já em nossa imensa geografia distrital. Lembrei, ainda, das tantas vezes que visitei esta família querida, do carinho com que me recebiam e recebem sempre, das dedicações infantis e batismos dos netos do irmão Ailton Justo e dos sentimentos de gratidão que todos eles – e em especial o Edson – sempre demonstravam para comigo por tê-los tirado daquele “paraíso” para uma vida de perdas, sacrifícios, abnegações – porém de contínuas aventuras e conquistas espirituais por Jesus e pelo Evangelho!

Afinal, é esta a essência do verdadeiro Cristianismo: “[…] Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:33). Isso, com certeza nos faz lembrar que no “meio do caminho”, que conduz para a Vida Eterna, não tem apenas uma “pedra”; tem, sim, uma montanha – chamada Gólgota ou “Monte da Caveira” – e tem uma cruz; e Jesus, por Sua vez, deixa claro: “E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:27).

Neste ponto, lembro perfeitamente da alegria estampada no rosto do Edson – e demais familiares – e dos sorrisos fartos quando trabalhavam nas obras de reformação e adaptação do primeiro templo da IASD de Coromandel. Sim. Compramos um prédio novo de uma padaria desativada e o transformamos numa bela igreja! Tudo isso (e muito mais…) fez parte do primeiro e principal sonho do Edson: Ver Jesus voltar logo, em glória e majestade – para nos tirar deste mundo de dor, tristeza e pecados!

Com o Pastor Wellington, apresentando a Mensagem: “10 Certezas Para Quem Perde um Ente Querido”

 

Familiares e amigos se despedem do amado Edson Justo: “Não é adeus, mas, sim, um simples até logo!”

 

Com o Pastor Wellington, Distrital de Patrocínio, e os amados irmãos e amigos Ailton Justo e Euzeni Justo: Naquele que, sem sombra de dúvidas, é o momento de maior dor de um pai e de uma mãe: enterrar um filho…

 

À Espera do Toque da “Trombeta”… (I Ts 4:16).

 

O segundo sonho do Edson…

Dentro do nosso plano de fixar famílias para evangelização de novas cidades, estava o seguinte planejamento: No primeiro ano, eles recebiam o aluguel e mais dois salários de ajuda de custo; no segundo ano, recebiam apenas um salário e, a partir daí, já estabelecidos, eles se manteriam por conta própria. Seguindo esse planejamento e perspectiva de vida, a família Justo foi à luta e pegou firme no “arado” sem “olhar para trás” (Lucas 9:62).

Desde Guarapari, eles sempre formaram um conjunto muito bonito e afinado (O “Família Justo”); que, por sinal, trouxe conforto e salvação para muitas pessoas em Coromandel e, também, em alguns eventos da Associação Mineira-Central –  aqui no Triângulo Mineiro. E, da mesma forma que as vozes dos irmãos (Edson, Edvander, Alex Sandro e Anderson) harmonizavam em sonoridade, eles, também, harmonizavam em planos quanto ao futuro. Sendo assim, todos os quatro ingressaram, juntos, na faculdade de Agronomia.

Estavam todos, incluindo o Edson, no último período e já vislumbrando a formatura e fazendo planos para trabalhar como engenheiros agrônomos. E, segundo um professor e vários colegas da turma do Edson, ele era um aluno aplicado – com foco em tudo que ele fazia – e altamente promissor. Esse foi um dos momentos mais emocionantes do funeral, quando os colegas de turma, todos vestidos com o mesmo uniforme tradicional, disseram que o Edson jamais será esquecido por eles e que, no coração deles, o amigo entrará com eles em formatura – recebendo o diploma “in memorian”.

Dependências da Faculdade de Agronomia, em Coromandel

 

Dependências da Faculdade de Agronomia, em Coromandel

 

O terceiro sonho: sepultado?

Vejam vocês, amado(a)s leitor(e)as e amados irmãos, que a última parte deste singelo artigo tem como intertítulo uma pergunta: “sepultado?” Noutras palavras: Será que o sonho do Edson – pelo qual ele lutou e trabalhou tanto com os irmãos e demais familiares e se sacrificou tanto – estará sepultado com ele?

Exatamente no dia anterior à sua morte, o querido Edson conversou animadamente com o seu líder distrital – Pastor Wellington – sobre as obras de conclusão do tão sonhado segundo templo da IASD em Coromandel: Brasil Novo.

Como diz o poeta popular: “Um sonho que se sonha só, é um sonho só!” É por isso que nós compartilhamos os três sonhos do Edson, especialmente o terceiro, na esperança de que você nos ajude a torná-lo realidade. Logo abaixo estão arrolados os itens e trabalhos (com seus devidos custos) do que falta para a conclusão do templo de Brasil Novo. Você pode entrar em contato – para fazer a sua doação – através deste blog ou diretamente com o Pastor Wellington – Distrital de Patrocínio.

Seja como for e doando o que for possível, por favor, não deixe morrer este grande sonho do Edson!!! Concluo com a frase de outro querido e saudoso irmão – Antônio Gregório – e, tal qual o Edson, um abnegado construtor de igrejas:

“É, Pastor Lira, mais ajuda quem quer ajudar do que quem pode ajudar!”

MARANATA!!!

 

Ailton Justo & Edson Justo: Pai & Filho Sempre Unidos no Cumprimento da Missão…

 

Vista interna da construção do Templo da IASD de Novo Brasil

 

Uma família a serviço da construção do Reino de Deus, aqui na Terra…

 

Como está e como ficará a IASD de Brasil Novo, Coromandel, com a sua generosa doação…

 


Caso a sua resposta seja positiva, você poderá entrar em contato conosco de uma das seguintes formas:

– E-mail: [email protected]

– WhatsApp: (34) 99197-7536  


 

ORÇAMENTO GERAL E PROVISÓRIO DO TÉRMINO DA CONSTRUÇÃO